NOTA AOS LEITORES: 100 CRÔNICAS

Nós chegamos hoje à marca de 100 crônicas publicadas. Nós sim, porque foram vocês, meus leitores, que me trouxeram até aqui e me fazem querer seguir em frente. O título dúbio deste post me permite dar a seguinte “nota aos leitores”: nota 10!

Devo esta marca também à minha mulher Sonia, sempre a primeira a ler a versão saída do forno e à minha filha Tatiana, que faz todo o trabalho de revisão e publicação, ambas incentivadoras incansáveis.

Parece incrível. Nem eu mesmo sei como atingimos esta quantidade de crônicas.  Minha sensação é de que saí para uma caminhada e de fato estou fazendo uma longa viagem… Cujo destino desconheço, mas vou desfrutando do percurso.

Também estamos próximos de completar 2 anos do “Crônicas e Agudas”, mas achei por bem dar mais valor à quantidade que à antiguidade. Não os incomodarei com este aniversário, que já agora comemoramos.

Não quero cansá-los com números e estatísticas. Permitam-me apenas citar que chegamos à 22 mil visitas no site, que representa uma média de 220 visualizações por crônica. Bom demais! E cito aqui as 5 crônicas mais lidas até agora:

Entretanto, o que mais me alegra é termos alcançado cerca de 3 mil comentários — ora, escrever, receber comentários e poder responder aos leitores é uma das delícias de ser um cronista online. Arrisco a dizer que os comentários de vocês me sustentam!

Ainda outro dia assisti uma palestra TED e a pessoa dizia que a internet é a latrina do mundo. Para mim não tem sido, pelo contrário, nunca recebi um comentário desagradável ou agressivo e por isso sou muitíssimo grato a todos vocês que acompanham e fazem a gentileza de dedicar tempo a ler e escrever no site.

Procurei ser fiel a ideia de escrever histórias leves e curtas, para divertir e fazer pensar. Peço desculpas se em algum momento me afastei desta proposta que mantenho e renovo. Talvez tenha acontecido alguma falha, mas procurei não falar de sexo, crimes, armas e violência, temas muito comuns e que despertam interesse. Talvez até atraísse mais leitores, mas prefiro seguir outro caminho. Também resolvi não falar de política, o que tornou possível nunca usar sequer um palavrão em meus textos… Não por puritanismo, mas por estilo.

Finalizo confessando que tenho planos para publicar um livro após a pandemia, mas deixo para convidá-los no momento certo.

Faço então um brinde a todos vocês para extravasar minha alegria e gratidão.

Já temos cem crônicas e não os deixarei sem crônicas.

Continuemos juntos!

Antonio Carlos Sarmento

53 comentários em “NOTA AOS LEITORES: 100 CRÔNICAS”

  1. Cacau, suas crônicas são bálsamos para todos os leitores mas creio que seus números são maiores porquê no meu caso, minha família que é composta por 4 pessoas que adoram e me cobram o envio da crônica dominical que às vezes repasso à tarde.
    Você está de parabéns assim como sua família que hoje, soubemos que faz parte desse sucesso que certamente será continuado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns Cacau!
    Os números apresentados mostram sua competência e a qualidade das crônicas.
    Mas, de tudo isso o principal a ressaltar:
    ” Família é Tudo!”, tenho certeza que sem esse amor e união, que é tão bonito de ver e sentir entre Você , Sônia e Tati , dificilmente seria o mesmo resultado.
    Um beijo enorme para todos dessa família, que cada dia mais vêem o resultado da colheita.
    Sou um privilegiado por Deus ter colocado todos da família Cacau em minha vida.
    Beijos
    Chico

    Curtido por 1 pessoa

    1. Meu querido amigo e irmão Chico,
      Nem tenho como agradecer palavras tão amorosas.
      Deus nos concedeu o privilégio de estarmos juntos, convivendo há tantos anos e desfrutando deste verdadeiro amor fraterno.
      Obrigado por acompanhar e sempre comentar as crônicas: este é o meu maior incentivo!
      Beijos a você, Helen e Pedrão!

      Curtir

  3. Meu amigo parabéns por este feito! Não para qualquer um alcançar este objetivo. Como sempre lhe disse só leio as crônicas quando estou com a cabeça, como posso dizer, fria!! Por que todas as coisas boas, boas não! ótimas, você só deve se deliciar nas horas próprias! Bem, mais uma vez parabéns e continue e agora rumo as duzentas crônicas. Um grande abraço em todos vocês e fiquem com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Meu querido amigo e irmão Aylton,
      Fico muito feliz com seu comentário. Sei que acompanha, a seu modo, as minhas publicações.
      São os leitores como você que me incentivam a persistir na escrita.
      Muito obrigado!
      Beijos para você, Reginia e toda a sua amada família!

      Curtir

  4. B R A V O !!!! RUMO ÀS 200 . . .

    Em dom., 16 de mai. de 2021 às 07:52, Jorge Haroldo Monteiro escreveu:

    > > > Em dom., 16 de mai. de 2021 às 00:05, Crônicas e Agudas <

    Curtido por 1 pessoa

  5. Cau
    Feliz por você , em seus múltiplos talentos ter encontrado na sua caminhada esse presente de domingo que inaugura meu dia com uma leitura ,que nunca é em vão !!
    Parabéns pelo sucesso que sem intenção chegou ao número cem, com louvor!!!
    Somos fãs e queremos mais…..
    Bjo nas suas preciosas idéias, meu irmão querido!!!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Minha irmã,
      Você é uma das grandes incentivadoras, sempre lendo e comentando.
      Vamos em frente com as crônicas, com certeza.
      A arte, seja qual for, é sempre algo maravilhoso tanto para quem faz quanto para quem aprecia.
      Muito obrigado pelo incentivo!
      Beijos

      Curtir

  6. Grande Amigo
    Aguardamos ansiosos o livro que está por chegar. Suas crônicas, ou melhor, as nossas crônicas são a garantia de iniciar um domingo feliz! Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  7. PARABÉNS meu amigo Antônio Carlos Sarmento! Tive o prazer de conhecê-lo através da nossa atividade profissional, e não me surpreenderia se, muito em breve, estejamos comemorando 500, 1000 crônicas ou mais! Um grande alento sempre que posso ler as suas interessantes crônicas. Será um prazer festejar o lançamento do seu livro! Um forte abraço!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Que Deus te abençoe e o ajude a iluminar nossos domingos com suas deliciosas crônicas. Nós, seus leitores é que agradecemos seu talento.,De coração.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Querido amigo.
    São mais de dois anos de crônicas muito esperadas.
    Agradeçamos a Deus o seu dom e talento. Que venha o seu livro e tenha certeza será um grande sucesso.
    Comentar uma ou outra crônica seria uma injustiça pois todas foram de muita qualidade e deixando sempre alguma mensagem ou exemplo para nós.
    Enfatizo o espírito familiar que é dado marcante da sua personalidade. Abrs amigo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Querido amigo Nei,
      Suas palavras me trazem muita alegria. E sua observação sobre a família decorrem do seu olhar e do valor que atribui a esta instituição, a mais importante da humanidade.
      Você e Jaciara são parte da nossa família!
      Beijos e muito obrigado pelo constante estímulo ao trabalho das crônicas.

      Curtir

  10. Antônio Carlos,
    Cem crônicas, dois anos, etc…, ou seja, o tempo passou e você já está pensando em um livro. Que beleza!
    Suas crônicas sempre trazem boas lembranças e reflexões profundas.
    Continue escrevendo e abuse desse dom que Deus lhe deu, pois para nós, seus leitores, é um privilégio ler coisas leves e inteligentes escritas por você.
    Parabéns!
    Deus te abençoe e te conserve com saúde e paz.
    Um forte abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro amigo Newton,
      Muito obrigado por suas palavras, que me animam a continuar.
      Fico contente que, mesmo à distância você continue acompanhando e apreciando as crônicas.
      Deus os abençoe!
      Um grande abraço, meu caro amigo e lembranças à Nuri!

      Curtir

  11. Cau, brilhante marca! Certeza que não foi fácil chegar até aqui. Parabéns por toda a dedicação ao blog e ao esforço semanal de compartilhar as suas experiências de vida. Foi fantástica a forma como você se reinventou após a aposentadoria através do “Crônicas e Agudas”. Exemplo pra todos nós! Tamo junto! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Meu prezado Amigo e Irmão Antônio Carlos.
    Conhecendo esse notável escritor, poeta, roteirista, viajante da evangelização, excelente amigo e irmão em Cristo, confesso minha admiração para esse jovem casal que detém belíssimo sonhos e encantos, todos voltados para a prática do bem da família e do amor ao próximo. Entendo que esse é o caminho para todos nós seguirmos para a busca dessa edição de seu livro onde a sociedade tem a ganhar em conhecer.
    Segundo nosso Evangelho Deus ao criar o homem e a mulher, deu a dignidade em formato semelhante à sua criação. Assim analisando, verificamos que a pureza do coração desse jovem casal Antônio Carlos e Sonia nos permite ver todas as coisas segundo a vontade do nosso maravilhoso Deus.
    Finalizando, parabenizo o belíssimo acervo das 100 crônicas, o alcance das 22 mil visualizações ao seu site, bem como a perspectiva ao novo lançamento de seu livro que veremos em breve.
    Um beijo no coração dessa linda família de evangelizadores do bem e do amor ao próximo.
    Parabéns ao jovem escritor Antônio Carlos, parabéns também as auxiliares revisoras e incentivadoras Sonia, Tatiana e família.
    Um carinhoso beijo no coração dessa linda família de Deus.
    Oslúzio, Nazaré, Lyria e Alyne.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amigo Oslúzio,
      Nem tenho como agradecer a gentileza e bondade de suas palavras.
      Claro que era esperado pois sei de seu coração amoroso e fraterno.
      Muito obrigado, meu irmão. Fuqe com Deus e mande um beijo para esta família maravilhosa: Nazaré, Lyria e Alyne!

      Curtir

  13. Querido Cacau,
    Um privilégio estar entre seus leitores, recebendo sempre um bálsamo entre as leituras disponiveis: em meio à pandemia, à economia, à mesquinharia, uma calmaria para o coração!
    O que prevalece é sua intençao de tirar a poeira que encobrem os valores, as raízes e os bons sentimentos ; é sua teimosia em nos lembrar que existe muita coisa que vale a pena ser recordada, ser vivida e ser preservada.
    Destaque especial para a sua interação carinhosa com todos os leitores.
    Por tudo isso, um brinde de gratidão e de parabéns!!
    Já me preparando para a Noite de Autógrafos.
    Beijo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Minha querida prima Gena,
      Eu é que tenho o privilégio de tê-la entre os leitores mais assíduos. Seus comentários sempre me alegram e gratificam.
      Sua presença na noite de autógrafos é, obviamente, imprescindível!
      Obrigado pelas bondosas palavras.
      Beijos!

      Curtir

  14. Parabéns meu amigo pelo número alcançado. Que venham muitas mais. Em sua homenagem vou abrir um vinho essa noite. Só porque é em sua homenagem. Beijão

    Curtido por 1 pessoa

  15. Muitos parabéns pela marca e especialmente pelos conteúdos com que nos vai brindando.
    E o caminho que escolheu, é o caminho certo pois…das desgraças do mundo, já há imensos a escrever! Precisamos desse outro lado positivo, construtivo e que nos toca as emoções com inteligência. Boa continuação!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Parabéns meu Irmão, número redondo alcançado e comemorado, 100 inspirações de leveza e prazer degustados .
    Rumo ao livro e a noite de autógrafos que nos dará ainda mais orgulho do nosso Cronista predileto e Irmão.
    Sua irmã e fã (de carteirinha).

    Curtido por 1 pessoa

    1. Minha fã de carteirinha,
      Vamos ver se consigo mesmo realizar este lançamento do livro. Para mim só tem sentido se for presencial, para poder abraçar as pessoas que em acompanham, como você. Talvez numa sexta-feira, com um bom whisky… hahaha
      Beijos minha irmã!

      Curtir

  17. Que bacana encontrar um novo ofício depois de tantos anos exercendo outro. E que legal termos em engenheiro escritor, tão sensível e habilidoso com as palavras. Isso que eu chamo de multiinteligencia. Parabéns pela ousadia e sucesso nessa empreitada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fefe,
      Muito obrigado. Ao longo de minha vida ouvi muitas vezes que engenheiro se mete a fazer de tudo: tive que fazer jus a esta afirmação… hahaha
      Obrigado pelo incentivo, queridinha!
      Beijos nesta barriguinha abençoada para chegar até o Marcos Antonio.

      Curtir

  18. Parabéns Cacau!!! “Que beleza”! Assim diria sua mãe que deve estar toda orgulhosa com seus “ causos “ semanais . Quero estar na fila de autógrafos e ter seu livro na minha cabeceira . Que venha muita inspiração e logo logo comemore os duzentos. Bjks

    Curtido por 1 pessoa

  19. Parabéns Sarmento, pelas 100 crônicas e pelos momentos agradáveis de todos os domingos. Estamos aguardando o lançamento do livro. Vai ser um sucesso com certeza!!!

    Curtido por 1 pessoa

  20. Querido Cacau,
    Parabéns pela marca atingida de 100 crônicas! Crônicas leves, que divertem e fazem pensar.
    Dentre as mais lidas, li “Banho de Mar”.
    Depois que comecei a ler suas crônicas, você nos enviou “Diferenças”. Acho que papai e mamãe já conheciam, e mamãe se adiantou em ler para mim. Vimos a riqueza de detalhes descritos naquela narrativa.
    Além disso, podemos conhecer um pouquinho mais sobre você e a família, como nas histórias com o vovô, a vovó, a Sonia, a Tati – pelas crônicas que pude ler até agora.
    Que o bom humor – sua marca – continue trazendo inspiração para suas histórias…
    Com nossa admiração e carinho,
    Nane, Wellington e Anna
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nane, Wellington e Anna,
      Agradeço as gentis palavras. Este retorno me incentiva muito a continuar escrevendo.
      Quanto ao bom humor, de fato, temos que procurar sempre manter, pois a alegria é uma carícia em nossa alma.
      Fico feliz que estejam gostando das crônicas.
      Muito obrigado!
      Beijos!

      Curtir

  21. Caro amigo Antônio Carlos, parabéns pela expressiva marca alcançada com as suas Crônicas. Desejo a continuidade do sucesso. Honrado e privilegiado em poder tê-los como amigos. Que Deus continue nos abençoando. Bjs na família, em especial no netinho GUI, um forte e grande [ ]

    Curtido por 1 pessoa

  22. Parabéns por esse número alcançado. É sempre maravilhoso quando alcançamos as marcas que botamos em nossas vidas. Toda conquista exige bastante esforço, preparo, estratégia e motivação e pude ver todas essas etapas nos últimos meses.
    Ao chegar na tão esperada marca dos 100 me veio a mente a alegria daqueles quilos perdidos com tanto suor, dos passos trôpegos de um bebê ao começar a andar, tudo se faz com esforço e dedicação.
    Que as próximas muitas crônicas que virão sejam para ti e para nós o caminho de novas alegrias.
    Sucesso!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Jean,
      Realmente a alegria verdadeira é precedida de esforço e dedicação. Só assim tem valor real.
      A escrita solicita muito, mas ao mesmo tempo me dá muito prazer.
      Com o estímulo dos leitores como você, vou seguindo em frente!
      Obrigado pela carinhosa mensagem!
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s