QUE BELEZA!

Saiu de casa apressada. Queria tudo pronto antes da hora marcada. É claro que um bom vinho seria indispensável para aquele encontro e sabia exatamente onde comprar. Apertou o passo, premida pela euforia que a dominava.

Era a quinta vez que ele viria ao seu apartamento e tinha que ser cada vez mais especial. Nas últimas semanas estava sempre pensando nele. Era o homem dos seus sonhos, exceto pelo fato de ser casado. No último jantar a dois, tinha visto o retrato da rival em sua carteira e notou que era bonita. Mas não muito… Percebia que estava se tornando a paixão da vida dele e em breve seu retrato iria substituir aquela bonitona, na mesma carteira.

Deslizou pela calçada sentindo a leveza daqueles momentos de romântica expectativa. Estava tudo colorido, naquele dia nublado. No caminho foi pensando na roupa, nos cremes, na maquiagem, no que faria com os cabelos e, importantíssimo, que perfume usaria. Sabia que não era bonita e por isso mesmo tinha que se cuidar. Pensou pela primeira vez: mulher não precisa ser bonita, mas tem que ser bem cuidada.

Entrou na loja de vinhos e foi direto à seção dos chilenos. Garimpou os rótulos com ar de especialista, de quem sabe o que quer. Logo encontrou um Gran Reserva da sua safra preferida: 2007. O preço era um pouco alto, mas ele iria admirar-se do seu bom gosto num assunto tão masculino. Veio-lhe o pensamento: mulher não precisa ser bonita, mas tem que saber agradar o homem.

Pagou e voltou à rua, abraçando o pacote, pois nunca confiava nas alças das sacolas. A proximidade do vinho com seu corpo despertou-lhe pensamentos inconfessáveis. O sexo entre eles era um incêndio. Noites inteiras, repetidas vezes. Mulher não precisa ser bonita, mas tem que satisfazer sexualmente o seu parceiro. Afastou o pensamento erótico, como se deixasse para degustá-lo à noite.

No trajeto de volta cumprimentou o jornaleiro, que conhecia pelo nome e devolveu-lhe um sorriso aberto. Morava naquele bairro há menos de um ano, mas já conhecia muita gente e sentia-se muito bem relacionada com toda a vizinhança. Era isso: mulher não precisa ser bonita, mas tem que ser simpática. E isso era com ela mesma.

Ao entrar no prédio novamente exercitou sua simpatia, agradecendo a gentileza do porteiro em abrir-lhe a porta. No elevador veio fazendo planos: bastava agora resfriar o vinho, tomar um banho e conferir os últimos detalhes da arrumação da casa. Mas sabia que a casa estava uma vitrine: tudo limpo e bem arrumado. Tinha dedicado toda a manhã aos cuidados domésticos e ao final orgulhara-se do resultado. Mais uma vez pensou: mulher não precisa ser bonita, mas tem que ser caprichosa.

Abriu a porta e no chão havia um pequeno envelope. Estremeceu…

Fechou a porta devagar e buscou o sofá, sentindo as pernas fracas. Respirou fundo e abriu o envelope. Apenas um cartão branco com um pequeno recado: “Voltei pra minha mulher. Desculpe.”

Chorou. Muito! E, inconformada, em meio aos soluços repetia incessantemente: “Mulher tem que ser bonita! Mulher tem que ser bonita!”.

Antonio Carlos Sarmento

7 comentários em “QUE BELEZA!”

  1. Não adianta só ser bonita, tem que ser honesta, saber onde pisa ou então vira brinquedo e depois quando cansam de brincar é largado trocado por outro mais conhecido, onde se tem a segurança necessária para a brincadeira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mulher não tem que ser tão bonita
    Mas tem que ter respeito – por si mesma e pelos outros.
    Mas beleza mesmo é o seu estilo, meu primo. Um prazer de leitura.
    Hoje temos um dia calmo em Vitoria:
    Frio, chuva fininha, caldo quente…
    Eu pensei em como esse cenário combina com suas crônicas .
    E aqui estou procurando alguma que nao tenha lido.
    Que bom que amanhã tem mais!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s